Caros Internautas

Bem vindos ao sítio internet da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal – AIA. Aqui procuramos dar-lhe conta das actividades de cooperação da nossa comunidade intermunicipal, no âmbito do Serviço Público de abastecimento de água às populações e da preservação dos recursos hídricos da Região.

AIA
Mensagem do Presidente

Caras cidadãs e caros cidadãos da Península de Setúbal

A água é um elemento indispensável à vida no Planeta e, por isso, a sua proteção e a conservação dos fatores naturais que intervêm no ciclo hidrológico constituem uma urgência da humanidade.

Deste esforço depende a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade que permitem que a vida se perpetue na Terra. A espécie humana é o sujeito central desta questão dos nossos dias - paradoxalmente, por interesse de sobrevivência, mas também por ser o principal agente da desarmonia ambiental que os nossos tempos testemunham.

A governação da água é um aspeto estratégico nas sociedades modernas, fator indispensável à saúde, ao bem-estar, ao desenvolvimento e ao progresso dos indivíduos e das comunidades. O poder local na região de Setúbal elegeu como um dos seus objetivos o investimento em infraestruturas de abastecimento de água e em redes de saneamento, consciente de que estes serviços são um dos melhores indicadores de um território de progresso social e material. A região é hoje uma das que apresenta melhor desempenho neste domínio e das que mais cedo atingiu as metas nacionais.

Em 2008, os municípios da região de Setúbal criaram a AIA (Associação Intermunicipal de Água de Região de Setúbal) com o objectivo de promover a cooperação entre as autarquias em matéria de captação e abastecimento público de água às populações. A criação de um sistema intermunicipal de água, para a gestão conjunta do processo de captação e adução de água para os sistemas públicos municipais de distribuição constitui um objetivo central da AIA. A eficácia e a eficiência dessa gestão contribuirá para uma gestão integrada e ambientalmente adequada dos recursos hídricos endógenos - em particular do aquífero Tejo-Sado - na nossa Região.

Os objetivos que presidiram à criação da AIA são hoje de uma importância e atualidade acrescidas face aos propósitos de privatizar o sector e afastar os municípios do processo. Neste contexto, a AIA continuará a afirmar-se como um instrumento do poder local para o planeamento e garantia do direito das populações à água e defesa da sua gestão pública.

São estes os objetivos da AIA e dos municípios seus associados, de cuja atividade lhe queremos dar conta neste espaço da internet, contribuindo também para a construção de uma democracia cada vez mais informada e participada na nossa região.

Álvaro Manuel Balseiro Amaro

Presidente do Conselho Diretivo da AIA